Nelson Mandela: A Life Inspired, por Gillian Kendall




Mais uma ótima biografia gratuita da Wyatt North!

Impressionou-me no livro as difíceis condições na prisão. Outra coisa que me chamou a atenção foi as reflexões sobre não violência.

Nelson Mandela sempre defendia soluções pacíficas quando possível. No entanto, diferente da situação de Martin Luther King, que atuava num país livre, nem sempre na África do Sul era possível solucionar os conflitos de forma pacífica ou através de jejuns, como Gandhi fazia. 

É interessante entender que não existe uma solução única que pode ser aplicada em todas as situações, lugares e tempos. É preciso analisar a situação histórica, as condições do lugar e realizar as adaptações necessárias conforme as circunstâncias.

Mandela também defendia não somente os negros e os pardos, mas também as minorias brancas. Assim como Gandhi não defendia apenas os hindus, mas também os muçulmanos, isso acabou levando ao descontentamento de minorias hindus radicais, o que levaria ao seu assassinato. De forma semelhante, Mandela teve que lidar com uma parte dos negros que defendiam direitos apenas para os negros e possuíam ressentimentos contra os brancos.

Foi maravilhoso aprender um pouco mais sobre a situação política da África do Sul. 



Comentários