Saúde Total, por William Davis




Aprendi muito lendo esse livro e recomendo! Mas confesso que atualmente estou um pouco cansada de ler livros de nutrição, depois de ler praticamente três livros seguidos sobre isso de quase quatrocentas páginas cada. 

Aparentemente, a maior parte das doenças crônicas podem ser reversíveis. Já sabemos que vários tipos de câncer podem ser revertidos, mas também é reversível a demência, o diabetes tipo 2 e até mesmo a pressão alta. Muitas vezes, apenas com mudanças na dieta. A não ser que a pessoa já tenha atingido um estágio muito avançado da doença, mas mesmo nesses casos é possível melhorar muito a saúde e reduzir os medicamentos.

As dicas são reduzir (ou eliminar) o consumo de açúcar, grãos (trigo, milho, soja, arroz, etc), carboidratos em geral, tomar suplementos de vitamina D (já que as pessoas hoje em dia já não comem fígado e outras vísceras de animais ricas em um monte de vitaminas), tratar hipotireoidismo suplementando com iodo, etc (as pessoas usam menos sal por causa da fobia do sal, quando o maior culpado pela hipertensão é o açúcar). 

OK, acho que já entendi o básico sobre nutrição. Vou tentar ler livros de outras áreas das ciências biológicas.



Comentários