My Years of Magical Thinking, por Lionel Snell




Finalmente terminei de ler o novo livro do Ramsey Dukes! Já faz muito tempo que ele é meu autor favorito de magia do caos.

Esse é definitivamente um dos melhores livros dele. É até possível que seja o melhor. Você pode ler de graça pelo Kindle Unlimited na Amazon.

Ele trata de tantos temas interessantes que é até difícil fazer jus à excelente qualidade do conteúdo assombroso do livro. O objetivo central da obra é responder à pergunta: "O que aconteceu ao Iluminismo?" Segundo ele, era uma pergunta em voga nos anos 90, quando as pessoas questionavam porque, apesar de a ciência estar tão forte nos dias de hoje, há tantas pessoas interessadas em magia, ocultismo, New Age e coisas parecidas.

O autor mostra sua teoria das quatro áreas do conhecimento (ele a mostra em outras obras suas também): Magia, Religião, Arte e Ciência, assim como a relação entre elas. Geralmente se pensa que a ciência representa um avanço em relação às "superstições" da magia e da religião, ou até mesmo em relação à arte. Mas se é assim, por que a arte permanece firme e forte? E por que até hoje há pessoas religiosas e praticantes de magia?

Ele começa contando como na geração do pós-guerra existia uma tendência de considerar que a ciência era superior à arte, a ponto de o sistema educacional da Grã-Bretanha ter considerado retirar as disciplinas mais artísticas do currículo. No final, foi decidido que ciência e arte eram duas formas de expressão diferentes e poderiam coexistir.

Engraçado que o autor conta como seus professores de matemática chamavam o departamento de física de "Departamento do Folclore". Nós temos a tendência de pensar que a ciência nos dá uma verdade e que é realmente "exata" e objetiva.

Eu copiei dois trechos do livro que me chamaram a atenção e coloquei aqui e aqui.

Eu teria muito mais a dizer sobre esse livro. Eu devia ter feito anotações conforme lia os capítulos, pois após 535 páginas confesso que é difícil lembrar de tudo. Mas eu garanto que se você ler esse livro terá insights maravilhosos sobre algumas das reflexões mais importantes sobre magia.



Comentários