Our Pet Queen: A New Perspective on Monarchy, por John Higgs




ACHEI meu livro sobre monarquiaaa YAR YAR!!

O livro já começa bem na dedicatória:

"For Dennis the cat"

"Talvez você seja um republicano, ou talvez defenda a monarquia. As chances são que você é como a vasta maioria e fica entre as duas posições: pessoas que não se preocupam nem com um nem com outro. Não é como se essa questão fizesse muita diferença na sua vida"

"Ele é um gato miserável. Até onde ele sabe, pessoas são coisas para arranhar e móveis são coisas para retalhar. Ele é negro como azeviche, muito grande, e faz o tipo de barulho geralmente emitido por demônios com dor de dente". 

"Racionalmente, nós estaríamos melhor sem o gato. Seria mais provável que visitas retornassem, e mantê-lo não é barato. Se nós nos livrássemos dele a mobília estaria menos estragada e nós passaríamos menos tempo sangrando. Mantê-lo como parte da família é deixar as emoções triunfarem a racionalidade. Essa é a razão porque muitas pessoas aceitam a existência da monarquia no século XXI".

Nos capítulos seguintes, o autor conta um pouco sobre a história da monarquia na Inglaterra e na França (Revolução Francesa e tudo mais). Depois ainda tivemos algumas fofocas sobre os atuais monarcas. Foi bem instrutivo e divertido. 

Foi o que eu pensei: nós gostamos de reis na vida real pelo mesmo motivo que gostamos de reis em histórias de fantasia. É o aspecto emocional e não o racional que conta.

Certamente essa não é toda a história. No futuro ainda vou pesquisar mais sobre isso, mas o John Higgs já me deixou com um sorriso no rosto, que é como eu fico lendo todos os livros dele.



Comentários